São João Del Rei: um encanto mineiro


Olá meninas!

Quero sair um pouco de assuntos relacionados a moda e maquiagens e mostrar um lugar diferente aqui hoje, uma cidade chamada São João Del Rei. Não é Cannes, Paris, Istambul, nem nada tão glamuroso quanto as minhas amigas blogueiras aqui falam (hahaha!), mas é um lugar lindo e uma cidade muito gostosa pra passear e se divertir!
Pra começar que eu e minhas amigas fomos em Julho, que é quando acontece o Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e tem shows, atrações culturais, peças, tudo de graça! Então teve muita  coisa pra fazer e não ficamos nenhum dia no Hostel.
Neste festival tem oficinas, palestras, exposições, lançamento de livros, contação de histórias, performances poéticas, mostras de vídeo/cinema, música, espetáculos de artes cênicas e exposições de artes plásticas. Esse ano ocorrerá de 14 a 28 de julho. Quem quiser maiores informações é só clicar no site que em breve eles divulgam a programação.

Agora, vamos as dicas!

ONDE FICAR

Nos hospedamos no Vila Hostel, que é uma opção de viagem mais barata para quem não quer gastar muito.  O café da manhã é simples, mas muito gostosinho. Tem quarto duplo, para casal, e coletivo para amigos. Conhecemos muita gente legal lá, até uma menina da Hungria e uma outra francesa que ficou passeando com a gente todos os dias. Vale a pena porque é uma experiência diferente e pra quem tá querendo curtir e que vai ficar pouco tempo no hotel acho que vale a pena.





























Fora o Hostel, em São João tem outros hotéis bacanas pra se hospedar, tais como:

Pousada Sinhá Moça
Pousada Estação do Trem
Pousada Villa Magnolia
Pousada Rotunda

Todas essas opções de hospedagem estão localizadas no centro, próximas as principais atrações e pontos turísticos da cidade.


ONDE/O QUE COMER

Não tem como ir a São João, ou a qualquer lugar de Minas Gerais sem comer o pão de queijo ou tomar o famoso choconhaque que também é uma delícia. O choconhaque você encontra facilmente nos barzinhos da cidade, já o pão de queijo tem por toda a cidade, principalmente na região central onde ficam as melhores padarias.
E claro, NÃO pode perder de experimentar o pastel de queijo branco, o doce de leite, o queijo minas, que são as especilidades das cidades mineiras.

Um restaurante muito recomendado em São João é o Restaurante Villeiros , onde pude experimentar uma comida caseira mineira com muita qualidade. Além de ser um lugar extremamente aconchegante, um estilo casarão antigo, com mesinhas bem confortáveis e um preço justo.

Outro lugar que não pode deixar de experimentar é o Dedo de Moça Bar e Restaurante que segundo depoimentos dos próprios frequentadores através do site Qype dizem que:

"Sinto-me em casa no Dedo de Moça pois o atendimento que sempre tenho lá é fantástico, amigo, num lugar alegre, onde vou sozinha ou acompanhada, sempre que tenho vontade de comer bem! Adoro comer os bolinhos de feijão com acompanhamentos, ou seja, o acarajé mineiro, que é uma mistura “boa demais da conta"."

E por fim, e com uma culinária não mesmo atrativa que os demais tem o Del Rei Café, que segundo depoimentos:

"A localização para muitos é o grande atrativo do local, pois fica na esquina mais boêmia e mais tradicional de SJDR. Assim, é bom para sentir o pulso da cidade.
Em minha opinião tem o melhor cardápio da cidade, com petiscos saborosos e pratos a la carte bem tradicionais, como o delicioso Filet a Oswaldo Aranha e o Frango à Francesa.
Mas meu favorito na casa é mesmo a Batata Rosti (preparada com azeite) que gosto de comer acompanhada de salada e O Filet Sertanejo, com queijo coalho e purê de banana (que também peço para ser feito com azeite).
Pioneira no quesito choperia, esta casa trabalha com o famoso chope artesanal mineiro da Backer."

Agora para baladear, não deixem de visitar o Bar São Jorge. Tem sempre uma boa roda de samba, músicas mais da região, forró e muita diversão.

ONDE IR

Chegando a São João, você deve visitar o centro e as igrejas maravilhosas que essa cidade possue.
Na minha opinião, a mais bonita delas é a Igrreja de São Francisco de Assis, que fica no centro da cidade rodeada de barzinhos, restaurantes e muita coisa interessante para fazer.
A igreja da ordem é um majestoso templo, um dos mais belos do Barroco Mineiro. Nesta obra trabalharam os mestres Francisco de Lima Cerqueira, Aniceto de Sousa Lopes e Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, autor da portada principal.


O passeio de Maria Fumaça até Tiradentes é imperdível. Além da viagem pitoresca e com lindas paisagens você chega a uma das cidades mais bonitas de Minas Gerais que é Tiradentes.

Tiradentes é uma cidade toda preparada para receber o turista, cheia de artesanatos, lugares gostosos para beber e barzinhos para desfrutar a noite, além das casas que vendem doces maravilhosos para levar de lembrança
Em Tiradentes você não pode deixar de ver a Matriz de Santo Antônio, um belo exemplo de barroco brasileiro.  
A riqueza de detalhes faz da matriz a mais bonita igreja de Tiradentes - os altares têm talhas douradas, o coro é decorado com guirlandas de flores, há pinturas e entalhes rococós por todos os lados e o projeto da fachada é atribuído à Aleijadinho.


O único inconveniente é que tudo em Tiradentes é caro, então prepare uma boa quantia para passar o dia. O passeio de charrete pela cidade também vale a pena, a vista é linda e eles sabem os locais mais legais para visitar.
Voltando a São João, ainda temos o Memorial Tancredo Neves que possui nove salas do casarão do século 17 onde reúnem fotos e documentos sobre a trajetória política do Brasil e do ex-presidente Tancredo Neves.


Outro atrativo é o Solar da Baronesa de Itaverava, um dos mais imponentes sobrados de São João del Rei, o solar onde viveu a baronesa foi transformado em espaço cultural. Datada do início do século 19, a construção traz na sacada ornamentos em ferro rendilhado.


Caso queira visitar, o solar fica na Praça Dr. Augusto das Chagas Viegas, 17 e o telefone para contato: (32) 3379-2500 .
Próximo ao Solar da Baronesa também estão outras belíssimas igrejas que merecem ser visitadas.

Acho que os principais lugares que eu podia recomendar são esses, espero que gostem, pois São João é uma cidade encantadora e merece muito ser visitada. E você conhece e tem dicas?

Vou á Curitiba em Junho e voltarei com novidades de lá também. Aguardem!

Beijinhos
=**

Sites que ajudaram no post:
Guia do Viajante
São José Del Rei
Férias Brasil






13 comentários:

  1. aaaah deve ser uma delicia passear por lá *---* valeu a dica!

    http://help-adolecentro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ain já fui...é uma delícia...parece aquelas cidades de novela!!! fui já faz um tempinho, mas lembro como se fosse hj...dei um pulinho em tiradentes tbm...tbm gostei!
    beijos

    www.blograhr.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. ah, soh pra registrar...adorei esse post! sempre que tiver uma dica...fla p gente!!

    ResponderExcluir
  4. Que lugar lindo *-*
    Adorei as fotos! =D

    Beijos
    www.diariodelooks.com
    @diariodelooks

    ResponderExcluir
  5. Nahhh esse post falando das comidas mineiras me deu uma p* fome rsrsrs.
    Adorei Nah e to doida pra conhecer a cidade, quem sabe no fim do ano a gente organiza uma viagem pra la né?
    Beijosssssssssssss

    ResponderExcluir
  6. Semana passada também resolvi fazer um post diferente, colocando uma viagem que fiz para Inhotim. Acredita que eu só fui conhecer Inhotim, pois eu estava em BH e combinei com minha família de visitar São João Del Rei, mas devido as chuvas, a estrada estava interditada. Mas nas próximas férias quero ir para lá! Obrigada pelas dicas

    Beijos
    Blog Make Up Secret Box

    Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  7. Que gostosinha a cidadeee...tbm querooooo!!beijosss

    ResponderExcluir
  8. que delicia!!!!! otima dica, adorei

    ResponderExcluir
  9. Que lugar mais gostoso, quero ir pra lá pra ontem...rs... estou precisando de uma férias e parece ser o lugar perfeito... adorei a dica!!!
    Uma ótima terça pra vc querida!
    Beijos

    Bruna
    www.deliriofashionista.blogspot.com
    @delirio_fashion

    ResponderExcluir
  10. Que bonitinha essa cidade!!!

    ResponderExcluir
  11. Adorei a dica, Nah!!! Gostei tanto que estou srriamente pensando em visitar lá em julho... mas me fala... a qto tempo essa cidade fica de Sampa numa viagem de carro??? Pq eu sempre vou pra Jacutinga, mas Jacutinga é praticamente nas divisas com São Paulo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondendo sua pergunta, fica, aproximadamente, umas 6 horas. De bus, dá umas 7 horas!

      Excluir
  12. Oi amiga, só hoje li seu post sobre São João. Fico feliz de saber que você curtiu o passeio. Fiquei lislongiada com sua visita. Seu post ficou muitooo bom, vou colocar o link no meu blog, se permitir é claro. Só pra atualizar algumas informações, infelizmente o Hostel aqui de São João fechou. Não há mais hostel na cidade. Mas tem alguns hotéis com um precinho mais em conta, como o Cacel e mais uns dois, que esqueci o nome rs, todos ao redor da rodoviária. Espero por mais uma visita de vocês. Bj grande.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, crítica ou sugestão. Seu comentário é muito importante para nós! Obrigada por visitar o De Sp a Côte D´Azur e volte sempre.